RUA ODERY FERREIRA MACHADO Nº472, SETOR MONTE SINAI, TRINDADE-GO

(62) 3110-4006

Cursos
Qualifix Ar
Pressurização de Escadas

Pressurização de Escadas  que dispensa antecâmaras, pois o sistema consiste em gerar pressão interna, o que impossibilita à entrada de fumaça ou outros gases nocivos à saúde, criando uma rota livre e segura, O sistema de Pressurização fornecido pela Qualifix é realizado por profissionais da área, executado da seguinte forma:
1 - A execução será feita de acordo com as normas da ABNT 14880/2002 e supervisionado por nosso responsável técnico.

2 - Após concluído, serão realizados testes com equipamentos de medição que comprovem sua total eficiência, seguido da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). 

3 - Perícia realizada pelo Corpo de Bombeiros da região.

Nos edifícios verticais, o sistema de pressurização de escadas de emergência é formado por um arranjo eletromecânico de ventilação forçada que insufla ar na caixa de escada. Dessa maneira, a pressão local fica entre quarenta e sessenta pascal, evitando que a fumaça e gases nocivos consigam infiltrar.

O sistema é composto da instalação de ventilador com motor elétrico, que é montado em um compartimento isolado. O ar externo é, então, captado por veneziana de tomada de ar externo que possui filtro de partículas. A partir do ventilador, o ar segue pelo duto de descarga até chegar à escada de emergência. Para acionar o sistema de pressurização basta acionar manualmente a botoeira que fica instalada na portaria do edifício ou acionar diretamente no quadro elétrico do ventilador. Além disso, pelo sistema de detecção de incêndio, o sistema pode ser acionado automaticamente.

O balanceamento da pressão de ar requerida na escada é controlado através de dampers manuais com dimensões específicas, que são instalados na descarga dos ventiladores.

Carga horária




Áreas de atuação